Saiba o que está há de novo no CEPID eScience!

Tratamento do bagaço da cana pode aumentar a produção de etanol

Uma recente pesquisa desenvolvida por cientistas da Unicamp ajuda a entender melhor a física e a química envolvidas na transformação da celulose, a matéria prima do papel, em combustível. A descoberta é parte de um projeto em parceria com a Universidade de Alberta, no Canadá, e pode alavancar tecnologias de aproveitamento do bagaço da cana-de-açúcar na produção de biocombustível.

Física estudada no computador

Professor Alex Antonelli, do Instituto de Física “Gleb Wataghin” da Unicamp, fala sobre estudo da física da matéria condensada no eScience

Laboratório dentro do computador

Professor Guido Araújo, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, explica simulação computacional no avanço da "hard science"