Aulas eScience
O que são as bolhas do refrigerante?
QUÍMICA
Tema: gases
Caroline Balbino Lima, Licenciatura Integrada em Química e em Física
Máira Gabriela Daolio Campanari, Bacharel em Física Médica
Coautoria: Fabricio Bracht
Uma bebida conhecida
Imagem: Pexels
É uma delícia tomar um refrigerante bem gelado naqueles dias quentes, não é?
Essa bebida foi criada a partir de da descoberta da gaseificação da água mineral, no final do século XVIII, que foi misturada com diversos outros componentes, como xaropes, sucos e bebidas alcóolicas. Desde então se tornou um alimento altamente consumido no mundo.
No Brasil, segundo informa a "Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil" do IBGE realizada entre 2008-20091, o refrigerante está entre os cinco alimentos mais consumidos, atrás apenas do café, do feijão, do arroz e dos sucos.
O refrigerante é uma bebida não alcoólica produzida industrialmente. Seus ingredientes principais são açúcar e água mineral, sendo também adicionados à essa mistura outros componentes como aromas e gás carbônico.
Você já se perguntou por que o refrigerante borbulha quando é colocado no copo ou quando tiramos a tampa? E o que será aquele som que ouvimos e que faz: "tsss"?
Vamos ver?!
Um som de refrescância
Imagem: Pixabay
Para fabricar o refrigerante é preciso misturar seus três ingredientes principais de acordo com uma sequência. A água (H2O) e o gás carbônico (CO2) são colocados em um aparelho conhecido como carbonizador. Depois de misturados, uma nova substância é formada, o ácido carbônico (H2CO3), que se encontra diluído na mistura. Em seguida adiciona-se xarope a essa solução e, por último, acrescenta-se mais uma dose de CO2 dentro da embalagem, isso aumenta a pressão que no interior da garrafa e conserva a bebida.
O famoso som "tsss" ao abrir uma garrafa ou lata de refrigerante é som desse CO2 extra escapando. Quando aberto, o refrigerante perde grande parte da sua pressão interna e o CO2, que estava dissolvido na solução, sendo liberado. As borbulhas que aparecem quando o refrigerante é colocado no copo são bolhas de CO2, resultantes da transformação do H2CO3 em CO2 devido a redução da pressão no líquido.
Quanto mais tempo o deixarmos o refrigerante exposto no copo ou tivermos aberto a garrafa de refrigerante, menor será a quantidade de bolhas de gás nele contidas, pois o CO2 permanece escapando.
A quantidade de CO2 influencia na qualidade da bebida, além de provocar a sensação refrescante, também reforça o aroma e no sabor do refrigerante.
Composição e comportamento
Imagem: Pixabay
O ácido carbônico (H2CO3) é um ácido fraco, criado a partir do dióxido de carbono (CO2) quando dissolvido em água (H2O). Quando o ácido se dissocia a molécula resultante é o ânion bicarbonato (HCO3-).
Imagem de estrutura de Lewis do H2CO3 / Domínio público.
Veja a seguir algumas características do ácido carbônico:
- Causa uma leve sensação de queimação e frescor que sentimos ao ingerirmos uma bebida gaseificada.
- Desempenha o importante papel de manter o pH do corpo estável, o íon bicarbonato liberado pelo H2CO3 serve como um "tampão" que ajuda na resistência do corpo às mudanças do pH, fazendo com que o ácido acaba atuando como ácido ou base.
É produzido normalmente quando chove, pois, quando a água da chuva cai ela absorve CO2 do ar, produzindo H2CO3 e tornando-se um pouco mais ácida. Porém, esse fenômeno não deve ser confundido com a chuva ácida que ocorre quando a água da chuva absorve enxofre e óxidos de nitrogênio eliminados pela queima de combustíveis fósseis.
1 Veja a tabela completa e outras métricas de alimentação brasileira no site do IBGE: "https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/condicaodevida/pof/2008_2009_analise_consumo/defaulttab_zip_alimentos.shtm".
Referências
Ácido carbônico. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81cido_carb%C3%B4nico>. Acesso em: 3 jun. 2018.
Carbonated water. Wikipedia. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Carbonated_water>. Acesso em: 3 jun. 2018.
CARDOSO, Mayara. Ácido carbônico. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/acido-carbonico/>. Acesso em: 3 jun. 2018.
Como se coloca o gás nos refrigerantes? Mundo Estranho. Disponível em: <https://mundoestranho.abril.com.br/alimentacao/como-se-coloca-o-gas-nos-refrigerantes/>. Acesso em: 3 jun. 2018.
DIAS, Diogo Lopes. Importância do gás no refrigerante. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/importancia-gas-no-refrigerante.htm>. Acesso em: 3 jun. 2018.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Tabela 1.1 - Consumo alimentar médio per capita e percentual de consumo fora do domicílio em relação ao total consumido, por sexo, segundo os alimentos - Brasil - período 2008-2009. Disponível em: <ftp://ftp.ibge.gov.br/Orcamentos_Familiares/Pesquisa_de_Orcamentos_Familiares_2008_2009/Analise_do_Consumo_Alimentar_no_Brasil/tab1_1.zip>. Acesso em: 3 jun. 2018.
Refrigerante. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Refrigerante>. Acesso em: 3 jun. 2018.
SILVA, André Luis Silva da. Refrigerantes. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/refrigerantes/>. Acesso em: 3 jun. 2018.
Soft drink. Wikipedia. Disponível em: <https://en.wikipedia.org/wiki/Soft_drink>. Acesso em: 3 jun. 2018.
TESTE SEUS CONHECIMENTOS
1. O ácido carbônico está em quais das seguintes bebidas?
I. Refrigerantes
II. Cervejas
III. Água mineral gaseificada
IV. Sucos naturais
V. Água
- I, II, III, IV, V
- I, II, III
- I, IV, V
- I, III, IV, V
2. Qual é o ácido responsável pelo gás nos refrigerantes?
- Oxálico
- Carbônico
- Cítrico
- Acetilsalicílico
Respostas: 1-b, 2-b.
Habilidosas patinhas
AULA DE FÍSICA
Tema: interações intermoleculares
Como o lápis rabisca o papel
AULA DE QUÍMICA
Tema: interações
Cheirinho de chuva
AULA DE QUÍMICA
Tema: gases