Aulas eScience
A energia química
QUÍMICA
Tema: energia química
Caroline Balbino Lima, Licenciatura Integrada em Química e em Física
Máira Gabriela Daolio Campanari, Bacharel em Física Médica
Coautoria: Fabricio Bracht
Energia da vida
Imagens: Pixabay
Você já ouvir alguém falando: "preciso gastar energia fazendo exercício físico" ou "a conta de energia veio muito alta esse mês"?
Apesar dessas serem usos corriqueiros do termo energia, não é comum pararmos para nos perguntar: o que de fato é energia? Pois é, definir energia não é uma tarefa fácil!
A explicação mais usada encontrada na literatura é a que diz que energia é a capacidade de realizar trabalho (). E trabalho, em física, é o ato de mover algo ao se aplicar uma força, como quando um jogador chuta uma bola em direção ao gol: a força do pé é aplicada na bola, que se move (realiza trabalho) e atinge a rede.
Existem diversos tipos de energia na natureza, cada um deles possui suas características e aplicações e muitas vezes interagem entre si ou acontecem como processos de um mesmo fenômeno. Resgatando os exemplos dados neste texto, temos a energia elétrica utilizada para acender a luz e ligar aparelhos eletrônicos dentro de casa, energia mecânica para movimentar a bola de futebol e energia química que transforma os alimentos que ingerimos em energia para nosso corpo realizar suas funções vitais.
Tá rolando uma química
![]() | ![]() |
Imagens: Pixabay
No passado os humanos aprenderam a cozinhar os alimentos para mudar seu sabor e textura, aprenderam também a derreter e a misturar metais para fazer instrumentos metálicos, como espadas e lanças, mais resistentes.
Através desses processos eles, sem saber, estavam utilizando a química para transformar a matéria. E assim chegamos a outra definição, a de química, ciência que estuda a matéria, sua estrutura, sua composição e suas transformações.
Voltando ao exemplo do jogo de futebol, a química também exerce um papel importante nessa situação, pois a bola tem em sua composição polímeros sintéticos muito resistentes, leves e que tornam a bola impermeável.
O que é o que é?
Imagem: Pexels
Você sabia que a energia química está presente em toda parte e também no seu dia a dia? Vários fenômenos naturais são exemplos disso, como na fotossíntese das plantas ou na digestão e aproveitamento de alimentos.
Todos os seres vivos necessitam absorver energia para poder sobreviver e realizar as funções vitais do organismo que, no caso dos humanos são atividades naturais para a nossa sobrevivência: como o desenvolvimento, a respiração, o deslocamento e a reprodução.
Quando o alimento é mastigado, processado e digerido, ele é partido em inúmeros pequenos pedaços, moléculas mais simples que podem ser aproveitadas pelo corpo.
E como a energia química tem a ver com tudo isso?
A energia química é considerada uma energia potencial, pois ela é a energia armazenada em todas as matérias em que há ligações químicas entre átomos. Essa energia é liberada quando uma substância qualquer sofre uma transformação química como acontece no processo de respiração celular em que a molécula de glicose, proveniente da digestão de alimentos ricos em carboidratos, é quebrada, liberando energia necessária para realizar as ações vitais do nosso corpo.
Transformação de energia
Imagem: Pixabay
Você sabe qual é o problema quando o relógio digital para de funcionar ou quando o controle remoto da tv para de responder? A resposta pode ser simples: talvez seja a hora de checar as pilhas de seu aparelho eletrônico.
Você sabia que a energia química também é usada nos equipamentos eletrônicos? Como dissemos anteriormente, muitas vezes diferentes tipos de energia fazem parte de um mesmo fenômeno. Neste caso, a pilha transforma a energia química, armazenada nos componentes dentro da pilha, em energia elétrica, que faz com que os aparelhos eletrônicos funcionem.
A pilha é um dispositivo no qual ocorrem reações de oxidação e redução. Nela há a transferência de elétrons, por meio de um fio condutor, entre um metal com a tendência de ceder elétrons e outro com a tendência de ganhar elétrons.
Imagem por Portal e-Unicamp / Licença CC BY-NC-SA
Neste dispositivo há dois eletrodos, que geralmente são constituídos de metais diferentes, em cujas superfícies ocorrem as reações de oxidação e redução. Estes eletrodos são postos em dois compartimentos separados, imersos em um meio contendo íons e separados por uma placa ou membrana porosa, composta por argila não-vitrificada ou porcelana.
As duas metades do que podemos chamar de célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de oxirredução, do contrário, os elétrons seriam transferidos diretamente do agente redutor para o agente oxidante. Finalmente, os dois eletrodos são conectados por um circuito elétrico localizado fora da célula, denominado circuito externo, garantindo o fluxo de elétrons entre os eletrodos.
A pilha faz os equipamentos eletrônicos funcionarem por meio da formação de corrente elétrica gerada pela reação química, mas quando a esta atinge o equilíbrio, o fornecimento de energia cessa porque os elétrons deixam de se movimentar.
Referências
AROEIRA, Gustavo José Ribeiro. Oxirredução. InfoEscola. Disponível em: <https://www.infoescola.com/quimica/oxirreducao/>. Acesso em: 2 jun. 2018.
CUNHA, Guilherme. Eletroquímica: Você sabe como funciona uma pilha? Blog do QG. Disponível em: <https://blog.enem.com.br/eletroquimica-voce-sabe-como-funciona-uma-pilha/>. Acesso em: 2 jun. 2018.
DIAS, Diogo Lopes. Oxirredução. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/quimica/oxirreducao.htm>. Acesso em: 2 jun. 2018.
DUARTE, Michelle. Energia Potencial. TodaMatéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/energia-potencial/>. Acesso em: 2 jun. 2018.
DUARTE, Michelle. Respiração Celular. TodaMatéria. Disponível em: <https://www.todamateria.com.br/respiracao-celular/>. Acesso em 2 jun. 2018.
Energia. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia>. Acesso em: 2 jun. 2018.
Energia Potencial. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_potencial>. Acesso em 2 jun. 2018.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Conversão de Energia e as Reações Químicas. Alunos Online. Disponível em: <https://alunosonline.uol.com.br/quimica/conversao-energia-as-reacoes-quimicas.html>. Acesso em 2 jun. 2018.
FOGAÇA, Jennifer Rocha Vargas. Pilhas. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/quimica/pilhas.htm>. Acesso em 2 jun. 2018.
Química. Wikipédia. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Qu%C3%ADmica>. Acesso em 2 jun. 2018.
SILVA, Domiciano Correa Marques da. Energia e Trabalho de uma força. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/trabalho.htm>. Acesso em 2 jun. 2018.
TESTE SEUS CONHECIMENTOS
1. Preencha a lacuna da frase abaixo.
A energia química que existe nos componentes dentro de uma pilha é transformada em que, por sua vez, é usada para ligar um aparelho eletrônico.
- Energia nuclear
- Energia elétrica.
- Energia mecânica.
- Energia geotérmica.
2. O que é energia potencial?
- É a energia gerada por uma usina hidrelétrica.
- É a energia produzida usando a força dos ventos.
- É a energia resultante da combustão de materiais de fontes não renováveis.
- É a energia que possível de ser armazenada.
Respostas: 1-b, 2-d.
Habilidosas patinhas
AULA DE FÍSICA
Tema: interações intermoleculares
Como o lápis rabisca o papel
AULA DE QUÍMICA
Tema: interações
Cheirinho de chuva
AULA DE QUÍMICA
Tema: gases