Saiba o que está há de novo no CEPID eScience!

Laboratório dentro do computador

Professor Guido Araújo, do Instituto de Computação (IC) da Unicamp, explica simulação computacional no avanço da "hard science"

Estudar um novo medicamento e sua interação com as moléculas do organismo doente não é mais algo feito com pipetas e tubos de vidro manejados por um cientista de branco em um laboratório. Entender os efeitos de um novo remédio é algo feito a partir de equações matemáticas.

"Em vez de ser no laboratório, é dentro do computador que é possível entender a interação entre os remédios e as moléculas", explica Guido Araújo, professor do Instituto de Computação (IC) da Unicamp.

"Modelos matemáticos descrevem a dinâmica das moléculas. Assim dá para ver se o remédio é efetivo ou não", diz.

As equações são tão precisas que refletem a realidade, segundo o professor. O computador tem ainda a vantagem de parar as interações e permitir o estudo detalhado dos processos.

"Em áreas de hard science como física e química, os problemas são muito difíceis e levariam bilhões de anos para serem resolvidos", afirma Guido.

Receita de bolo – Cada molécula tem, dentro de si, uma equação que diz quais são seus movimentos. O professor explica que a simulação computacional feita pelo eScience se dá como uma receita de bolo.

"Primeiro você pega uma molécula, resolve certa equação e depois pega o resultado e joga para uma segunda molécula, como uma receita em que se faz uma coisa de cada vez", diz.

Para maior agilidade na simulação molecular é feito o "processamento paralelo", que consiste em dividir o trabalho para que ganhar rapidez.

"Se estamos trabalhando com 2 mil moléculas, uma parte trabalha com moléculas de um a mil e o outro de 1001 a 2 mil", explica.

"Só colocar essas moléculas em determinados lugares já é um problema, porque há lugares impossíveis na realidade. É preciso um software também para isso, chamado Packmol, diz.

"O que me move é a curiosidade. Fico ansioso se não compreendo algo. E o computador é uma ferramenta muito boa para resolver problemas", declara Guido Araújo, que tem graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Elétrica e PhD pela Universidade de Princeton (EUA).

Mariana Castro Alves é jornalista e bolsista Fapesp para divulgação do CEPID Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais

A nanotecnologia contra o aquecimento global

Os nanomateriais têm as suas dimensões em nanoescala e são dotados de características inovadoras, tendo sido a base de várias aplicações tecnológicas nos últimos anos. Uma recente pesquisa desenvolvida pela Unicamp sugere que os chamados nanorolos de grafeno podem ser usados na redução da emissão de gás carbônico para a atmosfera.