Notícias eScience

 

 

Voltar

Laboratório americano oferece treinamento em Computação de Alto Desempenho

Imagem de Argonne National Laboratory

Leandro Zanotto, mestrando no Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas, do grupo do Prof. Guido Araújo, Pesquisador do CEPID CCES – Center for Computational Engineering and Sciences, é um dos 74 selecionados pelo Argonne National Laboratory para o ATPESC - Argonne Training Program on Extreme-Scale Computing/Programa de Treinamento Argonne em Computação de Larga Escala, de 29 de julho a 10 de agosto de 2018.

Seu interesse por Informática teve início quando fazia Ensino Médio e Técnico; posteriormente graduou-se em Engenharia de Computação e trabalhou na iniciativa privada desenvolvendo softwares. Atualmente pertence ao quadro de profissionais de tecnologia da UNICAMP, onde trabalha com HPC (High Performance Computing/Computação de Alto Desempenho) utilizando um supercomputador que atende múltiplas áreas do CCES.                 

Zanotto teve um artigo aceito recentemente na renomada revista norte-americana Journal of Computational Chemistry, em coautoria de outros pesquisadores do CCES. Essa conquista e sua formação acadêmica foram fatores que contribuíram para que fosse selecionado pelo ANL, um laboratório do governo americano ligado ao Escritório de Ciência do Departamento de Energia e à Administração de Segurança Nuclear para o treinamento.

Esse laboratório oferece a profissionais e estudantes de pós-graduação do mundo todo a oportunidade de padronizar seu conhecimento e criar novas parcerias para trabalhos e pesquisas com HPC, em um programa custeado pelo próprio ANL. Participantes de instituições como NASA, Barcelona Supercomputing Center, BP American Inc., Los Alamos National Laboratory, University of Texas/Austin, MIT, Naval Nuclear Laboratory, King's College London, UNICAMP, entre outras, estão representadas na edição de 2018 do ATPESC.

Zanotto espera atualizar-se das últimas tecnologias desta área, bem como trazer contribuições e oportunidades para as pesquisas desenvolvidas pelo CCES.

 

Saiba mais:

  1. CCES - O Center for Computational Engineering and Sciences da UNICAMP dedica-se ao desenvolvimento e aplicação de técnicas avançadas de modelagem computacional para resolver uma variedade de problemas de fronteira em ciências e engenharias que exigem alto desempenho e uso intensivo de dados: www.escience.org.br
  2. CEPID FAPESP: http://cepid.fapesp.br/home/
  3. Leandro Zanotto: http://lattes.cnpq.br/4161931644468407 e https://br.linkedin.com/in/lzanotto
  4. ANL e ATPESC: www.anl.gov e http://extremecomputingtraining.anl.gov/
  5. HPC: https://bit.ly/2KIXRIl
  6. Recursos de computação do CCES: http://www.escience.org.br/computing_resources

NOTÍCIA EM DESTAQUE

Estudo que otimiza a degradação do PET tem participação do eScience e ganha visibilidade na mídia

Estudo internacional que otimizou a enzima que decompõe o PET contou com a participação de pesquisadores brasileiros do CEPID CCES-eScience e chamou a atenção de diversos canais de comunicação...
NOTÍCIAS MAIS LIDAS