Saiba o que está há de novo no CEPID eScience!

Eventos | Pint of Science 2017 em Campinas

A ciência por trás das principais crises mundiais da atualidade será o tema principal do Pint of Science em Campinas

Este ano, serão 24 bate-papos gratuitos em quatro diferentes bares de Campinas nas noites de 15, 16 e 17 de maio

Você já se pegou pensando no futuro da humanidade frente às diversas crises que se anunciam? Já vislumbrou situações reais e pensou: "Isso é muito Black Mirror"? Pois o festival internacional de divulgação científica Pint of Science, em sua edição campineira, se inspirou nesta tendência distópica e convida os curiosos do fim dos tempos a debater as bases científicas por trás de grandes questões que podem mudar radicalmente o mundo que conhecemos.

Grandes epidemias, mudanças climáticas, o fim da privacidade, transhumanismo, inteligência artificial e outros temas polêmicos serão discutidos em quatro diferentes bares de Campinas, nos dias 15, 16 e 17 de maio. A proposta do evento é levar os cientistas para falar diretamente com o público em um ambiente descontraído. No ano passado, além de Campinas, seis municípios brasileiros participaram do festival. Este ano, a iniciativa se espalhará para mais 21 cidades do País.

Durante as três noites do evento, o público poderá escolher os temas que mais lhe interessam entre os 24 diferentes debates que acontecerão, a partir das 19h30, no Echos Studio Bar (Barão Geraldo), Yoou Geek (Cambuí), Lado B (Barão Geraldo) e Alzirão Empório Bar (Av. Barão de Itapura). O evento é gratuito e as pessoas só pagarão o que consumirem nos estabelecimentos em que ocorrerá cada bate-papo. Como não são realizadas inscrições ou reservas antecipadas, recomenda-se que as pessoas cheguem antes para garantir seu lugar.

Outros temas que serão debatidos durante o festival em Campinas são o futuro da neurociência, estresse, superbactérias, segurança energética e alimentar, contaminação da água, o futuro da agricultura e computação quântica (veja a agenda completa abaixo). "Idealizamos a programação para trazer uma reflexão sobre questões que afligem a humanidade e, quem sabe, encontrar respostas sobre como caminharemos para o futuro", destaca Isabela Schirato, coordenadora do Pint of Science em Campinas. Entre os nomes que irão apresentar e mediar os debates estão Carlos Henrique de Brito Cruz, Amir Caldeira e Carlos Alfredo Joly.

Como tudo começou – A ideia surgiu quando dois pesquisadores do Imperial College London, Michael Motskin e Praveen Paul, organizaram um evento chamado Encontro com pesquisadores em 2012. Nesse encontro, pessoas acometidas por Alzheimer, Parkinson, doenças neuromusculares e esclerose múltipla foram convidadas para conhecer os laboratórios dos pesquisadores e ver de perto o tipo de pesquisa que realizavam.

A experiência foi tão inspiradora que os dois decidiram propor uma iniciativa em que os pesquisadores poderiam sair de seus laboratórios para conversar diretamente com as pessoas. Nasceu, assim, o Pint of Science, que rapidamente se espalhou pelo mundo. Em 2015, o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Em Campinas, o Pint será realizado pela NuminaLabs - empresa de geração de conteúdo científico e educacional e conta com a colaboração da eScience Unicamp, do OCRC Unicamp e do CI&T. A organização tem também o apoio do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), da Editora Unicamp e da Prefeitura Municipal de Campinas. Em âmbito nacional, o festival é apoiado pela GALOÁ e pelos  Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), financiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP): o Centro de Ciências Matemáticas Aplicadas à Indústria; o Centro de Pesquisa em Obesidade e Comorbidades; o Centro de Pesquisa em Engenharia e Ciências Computacionais e o Centro de Pesquisa, Educação e Inovação em Vidros.

Programação Campinas

Segunda-feira, 15/05, às 19h30

Serial Killers: Obesidade e Diabetes – Everardo Magalhães Carneiro

Sal, Pimenta e Stress: os temperos do dia a dia – Dora Maria Grassi Kassisse